« Geologia do Brasil

O que é Geotecnologia?

Todos já ouvimos falar de Geografia na escola e na faculdade, certo? É basicamente o estudo do espaço geográfico onde são estabelecidas as relações humanas. Aplicações muito comuns da Geografia são o estudo de territórios, como as sub-regiões brasileiras, as fronteiras do país com outros da América da Sul, o mecanismo de formação de rios e os diferentes climas encontrados pelo planeta.

Neste artigo, entenderemos um pouco mais sobre uma subárea que faz parte da Geografia, a Geotecnologia. Continue lendo para descobrir mais.

Geotecnologia: uma combinação literal de duas palavras

Ao pensar em Geotecnologia, a primeira coisa que um deve imaginar é: basicamente juntar Geografia com tecnologia, certo?

Bem, quase. De fato há muita tecnologia envolvida no estudo da Geotecnologia, como esperado. Mas além disso, a área possui uma definição muito mais precisa.

Geotecnologia, de acordo com seu artigo principal no site Wikipedia e sua definição pelo dicionário em inglês Merriam-Webster, é a aplicação de métodos científicos e técnicas de engenharia para a exploração e utilização de recursos naturais.

Parece um pouco complicada a definição, mas vamos simplificar: imagine que você quer construir um prédio que ficará localizado a pelo menos 100 metros da areia da praia, em Florianópolis. Naturalmente, nosso primeiro impulso é começar a cavar um buraco no local desejado e começar a despejar cimento, construindo fundações e por aí vai.

Mas engenharia civil nunca foi tão simples assim. É necessário que um engenheiro (ou equipe de engenheiros) estude o solo do local, para determinar se é muito úmido ou instável para a construção de um edifício. Isso é feito para prevenir que ocorram desabamentos ou rachaduras que possam comprometer a estrutura do prédio.

A Geotecnologia no espaço

Outra possível definição para Geotecnologia é o estudo do espaço geográfico de uma dada região, país ou continente para fins de determinar as características geográficas da mesma.

Em outras palavras, algumas empresas e governos podem utilizar imagens de satélites e outros instrumentos para determinar o perfil geográfico de uma determinada região. Isso inclui determinar se existem rios, montanhas, vales, do que é composta a vegetação do local e de forma geral, a topografia da região.

Aquele sistema GPS, empregado no seu celular ao utilizar o Google Mapas para achar a farmácia com o remédio mais barato, é uma tecnologia que faz parte da Geotecnologia. O GPS consegue medir a distância entre você e o posto de gasolina mais próximo utilizando informações recebidas de um satélite que orbita a Terra.

Esse tipo de tecnologia é indispensável para a Fotogrametria, por exemplo, que consiste em aeronaves ou drones tirando fotos de regiões inteiras para depois utilizar como referência na construção de mapas de todos os tipos, já que satélites são limitados na resolução das imagens que produzem e em sua disponibilidade.

Um último exemplo interessante é o mapeamento do fundo do mar, utilizando sensores especiais que penetram as mais profundas águas e reproduzem um perfil digital do solo refletido.

Então, a próxima vez que alguém questionar a importância da Geotecnologia, você já estará munido para demonstrar o quão relevante e proeminente ela de fato é.

Entenda como a tecnologia pode fazer você se conectar com pessoas do mundo todo, e mais: jogar online de onde quiser!

17 May 2021