Brasil - Geologia , Recursos  Minerais e Mineração   < Home >  
    
           ENERGIA GEOTÉRMICA
A energia que flui do interior da Terra sob a forma de calor.    
Uma fonte de energia alternativa limpa a ser considerada no Brasil?  
 
Modelo conceitual padrão de um sistema HDR com 3 poços interligados em profundidade através de técnicas de fraturamento hidraúlico, sendo um central para injeção de água e dois para extração de vapor que é utilizado na geracão de energia elétrica na superfície. As características de implantação e de funcionamento destes sistemas de produção de energia elétrica os caracterizam como de baixo risco ambiental.

Fonte: Hot Dry Rock Geothermal Energy Development in USA

Modelo padrão para um sistema HDR com 3 poços. Figure: D. Duchane, Hot Dry Rock Program Manager, Los Alamos National Laboratory - USA


HOT DRY ROCKS - HDR 
(Rochas quentes secas)

Rochas quentes secas - fontes naturais de energia geotermal de alta entalpia. Uma alternativa  energética limpa,  praticamente inesgotável,  que vem sendo considerada  para o futuro próximo. 

Atualmente, ainda não se tem uma idéia precisa da competitividade de seus custos frente aos  processos convencionais de produção de energia elétrica.  Entretanto,  o desenvolvimento de uma política de investimentos em projetos de pesquisa  envolvendo:  levantamento e avaliação dos recursos geotermais já conhecidos no Brasil;  construção e organização de uma  base de dados de recursos geotermais e ainda,  o estabelecimento de um programa de formação de pessoal especializado nessa área,  parece  constituir uma decisão estratégica que se impõe, tanto pelas áreas afins do Governo como das  empresas  privadas.



  Modelo padrão para um sistema HDR com 3 poços, sendo um central para injeção de água e dois poços de extração de calor para geração de energia elétrica na superfície. Figura: David Duchane and Donald Brown Los Alamos National Laboratory, Los Alamos, NM, 87545, USA. Clique na figura ou no link abaixo indicado  para ver alguns detalhes divulgados pelo programa suiço Deep Heat Mining  < http://geoheat.oit.edu/bulletin/bull23-1/art7.pdf >

Página e informações organizadas pelo Geólogo Nelson Custódio da Silveira Filho


Retorna