Brasil - Geologia, Recursos Minerais, Hídricos e Mineração  <Home>

  
TERRA VIVA
.
Monitorando Terremotos
 IRIS Project  -  Monitor Sísmico

.
A página  Seismic Monitor  (Monitor Sísmico), que pode ser acessada clicando-se aqui, dentro dos seus objetivos educacionais interativos, mostra a sismicidade global da Terra, permitindo que você possa monitorar a ocorrência de  terromotos no mundo todo, quase que no seu momento de acontecimento. A página   é atualizada a cada 30 minutos utilisando dados do National Earthquake Information Center dos USA. Assim, os terremotos que ocorreram nas últimas 24 horas são identificados pelos circulos vermelhos. Os circulos vermelhos, no prazo de quinze dias, desbotam, passando para um tom alaranjado e amarelo.

Após quinze dias, os círculos são substituídos por pontos lilases que são mantidos no mapa por cinco anos. A distribuição da sismicidade nos últimos 5 anos demonstra como os terremotos definem os limites das placas tectônicas, e as relações existentes entre topografia e sismicidade. As sombras da Terra , que aparecem sobre o mapa (notar as áreas curvas mais escuras) , ilustram os dias e as noites e mudanças sazonais.

Clicando-se no centro de um círculo, uma lista de todos os eventos relacionados com mesmo aparecerá destacada em amarelo e os eventos situados dentro de 10 graus são destacados em branco. Os terremotos de grau 6.0 da escala Richeter e maiores estão linkados a páginas com informações que tentam explicar onde, como e porque eles ocorreram. Para voce conhecer detalhes sobre as estações de observação de terremotos, clique sobre os triângulos roxos que as identificam.

O projeto IRIS trabalha no sentido de desenvolver exercícios educacionais baseados em dados derivados do Monitor Sísmico. Se você estiver interessado em conhecer mais detalhes sobre o projeto IRIS, clique aqui

Retorna