Brasil - Geologia, Recursos Minerais, Hídricos e Mineração <Home>
Geologia de Engenharia
   Caso de Aplicação
    As Rochas como Material de Construção.


          Desde a Pré-história o Homem utiliza as rochas como componente de seus mais variados tipos de construção. E hoje, mais do que nunca, esse recurso natural vem sendo utilizado para as mais diversas finalidades construtivas: calçamentos, agregados para concreto e para pavimentos asfáticos, lastros ferroviários, construção civil, enrocamentos de aterros, lastros, estruturas de arrimo, drenos, rochas ornamentais de piso e revestimento, etc.

      Cada um desses usos exige , para o sucesso de seu desempenho, determinadas características mecânicas e químicas das rochas empregadas. Para tanto, a Geologia de Engenharia, através da Tecnologia de Rochas, desenvolveu todo um arsenal de ensaios tecnológicos, químicos e petrográficos para o estudo e avaliação do comportamento das rochas para o uso a que se destinam.

         A primeira foto mostra um conjunto de extratores SOXHLET, utilizados para ensaios de alterabilidade por lixiviação contínua, simulando, de modo acelerado, a ação de chuvas sobre as rochas.

         A segunda foto mostra o efeito da alteração de cristais de pirita (FeS2) disseminados em certos tipos de granito, imviabilizando sua utilização como rocha ornamental de revestimento.

         A terceira foto mostra os resultados do ensaio de abrasão Los Angeles sobre amostras de basaltos submetidas a ciclagem saturação/secagem.


                           Extratores SOXHLET
                      Para ensaios de alterabilidade por lixiviação continua.

Conjunto de extratores SOXHLET, utilizados para ensaios de alterabilidade por lixiviação contínua, simulando, de modo acelerado, a ação de chuvas sobre as rochas.

                                     Foto: IPT - SP        


Alteração de pirita em granitos
Inviabilizando a sua utilização.

Efeito da alteração de cristais de pirita (FeS2) disseminados em certos tipos de granito, imviabilizando sua utilização como rocha ornamental de revestimento.

Foto: IPT - SP        


Resultados do ensaio de abrasão Los Angeles
em rocha basáltica
Resultados do ensaio de abrasão Los Angeles sobre amostras de basaltos submetidas a ciclagem saturação/secagem.

   Foto:  IPT - SP        


Retorna a página anterior