Brasil - Geologia, Recursos Minerais, Hídricos e Mineração < Home > top

           CARBONATITOS
                 
GEOLOGIA E DEPÓSITOS MINERAIS
.

Retorna

  

ONota:
(*) O depósito de Bayan Obo foi incluído no rol dos depósítos carbonatíticos, considerando, entre outras, as evidências a seguir destacadas do trabalho de E.C.T. Chao, et al., 1995 (U.S. GS Bulletin 2143) que sugerem a filiação alcalino-carbonatítica deste depósito.
i) Paragênese mineral  do depósito típica dos carbonatitos.
ii) Ocorrência de diques carbonatíticos calcíticos (11 diques), com espessura média de 1 a 2m e 150m de comprimento (em média), encaixados em rochas gnaissicas e migmatíticas de idade arqueana do embasamento da área, situadas cerca de 1,5 km a nordeste da mina.
iii) Descoberta de um dique  carbonatítico de composição dolomítica (beforsíto), com espessura em torno de 1 m na porção nordeste do depósito, onde corta quartzitos arcozianos da sequência encaixante da mineralização de Bayn Obo. A datação  pelo método 40Ar/39Ar de um anfibólio alcalino coletado na zona de fenitização de contato do dique, apresentou idade de 1,28 Ga.
  

Retorna

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Oldoinyo Lengai - um carbonatito extrusivo !
by Celia Nyamweru of the Department of Anthropology
St. Lawrence University Canton, NY 13617, USA

Edifício vulcânico do Oldoyno Lengai - situado na porção norte da Tanzânia .


"Oldoinyo Lengai é um vulcão do Eastern Rifth Valley africano, localizado na porção norte da Tanzania. Seu nome, na linguagem do povo Maasai que habita na região, significa "Montanha de Deus". Esta importante feição geológica, é de particular interesse para os geólogos, pois representa o único  exemplo de vulcão ativo da Terra que expele lavas de composição natrocarbonatítica. Embora existam outros vulcões extintos na região em foco, o Oldoinyo Lengai, é também o único ativo nesta parte do Riftyh Valley Leste Africano, onde constitui uma elevação de 2.000 metros de altura, com uma extensão da ordem de 2.881 m. A fotografia acima, obtida por Burra Gadiye em abril de 1996, representa uma vista do vulcão tomada de norte para sul. Na porção direita da foto, se observam partes da parede oeste do Rifth Valley africano."

Vale a pena dar uma olhada geral  no site da  Dra Celia Nyamweru, onde existe muita informação sobre o Oldoinyo Lenghai, além de fotos espetaculares
  1. A evolução do Oldoinyo Lengai
  2. Primeiras erupções do Oldoinyo Lengai no século 20
  3.  A lava natrocarbonatítica
  4. Oldoinyo Lengai - dados e aspectos da erupção explosiva de 1966/67
  5. Atividades do Oldoinyo Lengai ocorridas entre 1968 e 1993
  6. Atividades do Oldoinyo Lengai em 1993
  7. Oldoinyo Lengai - dados e informações atualizados
  8. Posso escalar o Oldoinyo Lengai?
  9. Outros websites e mais coisas para ler sobre o Oldoinyo Lengai

Compartilhe seus dados e informações sobre o Oldoinyo Lengai, ou solicite mais detalhes escrevendo para Celia Nyamweru.

.



A seguir, uma pequena amostra das fotos do Oldoinyo Lengai
        Olduvai Gorge

From January to March 1983 a number of small ash eruptions occurred; in mid-February there was a slight fall of fine grey ash at Olduvai Gorge, 65 km to the west. The photographs taken following this activity were those of John Fanshawe and Harvey Croze in early April 1983.

De Janeiro a Março 1983 ocorreram algumas erupções de lava. Na metade do mês de fevereiro ocorreu uma pequena corrida de lava de cor cinza na Olduvai Gorge. Fotos de John Fanshawe and Harvey Croze.


Oldoinyo Lengai - Jatos de lava - março de 1999

Franck Pothe and a group from Terra Incognita terra-incognita@atalante.fr observed spectacular sprays of lava and activity in two lava lakes between 8th and 10th March 1999

Foto: Franck Pothe


Início de 1999, pequenos jatos de lava registrados na porção leste do cone vulcânico. Foto: Francois Martel